domingo, 5 de setembro de 2010

Música Nativista



Achei interessante colocar aqui, a forma como me apaixonei pela Música Nativista, do nosso estado.
No ano de 1979, quando eu ainda cursava o Magistério, minha turma fez uma excursão para o Rio de Janeiro, nesta ocasião eu tinha uma colega que era natural de Uruguaiana e ela levou várias fitas cassetes (nesta época era usado muito "fitas cassetes”, hehehe) Enfim... Ela pediu ao motorista para colocar música no ônibus, então quando me dei por conta estávamos escutando esta melodia, e eu não sabia da existência de Festivais em nosso estado.
Lembro que esta música "Pássaro Perdido" na voz do maravilhoso Marco Aurélio Vasconcelos me chamou a atenção... Perguntei a ela de onde tinha tirado uma música tão linda e ela me falou dos festivais, fiquei impressionada que eu gaúcha, tradicionalista desde pequena pudera estar alheia a esta manifestação dentro do meu estado, o Rio Grande do Sul!
A partir deste momento apaixonei-me pela Música Nativista e procurei conhecer mais este movimento.
É estranho que eu tenha conhecido esta cultura fora do meu estado, mas valeu a pena e tirei disto uma lição: devemos cultuar nossas raízes e prestar mais atenção aquilo que acontece no nosso estado.
E é por este e muitos outros motivos que sou apaixonada pela música e pelo meu RIO GRANDE DO SUL!
A propósito, o nome da minha colega é Mirna, e depois de alguns anos, já integrada no meu trabalho dentro do Tradicionalismo, reencontrei a Mirna no CPF Piá do Sul, e tive a honra de conversar sobre este fato, e ainda mais... A sua filha foi minha aluna de canto.
“Por tudo isto eu estou colocando este vídeo que encontrei no youtube: Pássaro Perdido” na interpretação de Marco Aurélio Vasconcellos e o Grupo Os Posteiros, na 8ª Califórnia da Canção em Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário