

Minha irmã disse-me hoje que quer ter uma velhice digna, sem importar-se tanto com a aparência, disse-me ainda que acredita que as rugas nos remetam a algo, mais sabedoria...fiquei pensando e como sempre vejo que ela tem razão, ela é muito sábia e sempre diz algo que me toca fundo.
Em uma brincadeira um amigo fez um photoshop em uma foto minha, quando olhei a primeira impressão que tive foi de decepção, aquela foto me levou a um tempo muito antigo, quando tinha meu rosto liso, sem sulcos, as sobrancelhas estavam perfeitas a maçã do rosto corada, no pescoço nem uma ruga, rosto mais fino...
Então fiquei pensando: eu já fui assim e muitas coisas passaram-se na minha cabeça, os amores vividos, as paixões, os momentos de adolescência, o meu antigo lar junto com meus pais... Senti um pouco de tristeza ao olhar a foto original e perceber que meu rosto está marcado, a pele envelhecida, as gordurinhas localizadas no pescoço e na face, então um turbilhão de emoções tomou conta do meu coração.
O engraçado que até ontem eu não me enxergava assim, sabia no meu íntimo que já não sou uma menina, mas é como se o tempo tivesse passado tão rápido que não percebi a mudança!
Mudança essa que foi no meu corpo, no meu rosto.
Mostrei as duas fotos para minha irmã e ela me disse que gostava de mim como sou e não aquela “Quenga espichada” da foto... Tive que achar graça das suas palavras, mas vi verdade no que ela disse, e isso é o mais importante!
Envelhecemo-nos sim, mas somente o físico, por que nosso cérebro só rejuvenesce, aumentando conhecimentos de causa, experiência e sabedoria.
Tenho orgulho do que vivi até hoje e do que viverei ainda, foram anos de alegrias, algumas tristezas, sim, quem não passou por dificuldades um dia?
Mas hoje olho pra minha neta e vejo nela a minha semente, o meu futuro, as minhas raízes plantadas.
Não me arrependo de nada do que fiz, e somente posso arrepender-me do que não fiz.
Cada sulco que tenho no meu rosto representa uma emoção vivida, um carinho recebido, uma ofensa e até mesmo as esperanças que tive e tenho de ainda ver um mundo melhor.
Enfim, eles representam a minha alegria de viver!
E quando disse a minha irmã que não estou tão acabada, afinal são 48 anos, ela disse-me que não gosta da palavra “afinal”, porque parece uma justificativa, e sei que é verdade, amo ser quem sou hoje, apesar de todas as coisas que tentei e não consegui, das decepções, dos fracassos, tenho orgulho das marcas que tem o meu rosto, pois cada uma delas traz uma vitória, um dia vivido!
E me sinto muito feliz porque nas duas fotos tem uma coisa em comum... O grão dos olhos, esse sim não mudou, continua com o mesmo brilho... Aliás, hoje brilham muito mais!
É minha irmã, tudo isso q vc escreveu é a mais pura verdade, estou chorando sim, mas é de felicidade por ter uma irmã guerreira que passa por cima de tudo e todos pra defender seus entes queridos.
ResponderExcluirE digo mais é importante sim nossas marcas de sabedoria e experiencia (rugas), mas o mais importante é nosso coração e nossa alma, pois eles nos unem cada vez mais.
Te AMO muito minha irmã, continue assim pois teus passos ñ levam apenas a família q vc tem hoje (Seu marido, filhas e neta), mas te garanto q eu seu irmão te sigo sim e aprendo muita coisa contigo, mas uma ves te agradeço por ter me cuidado e estar junto comigo nas horas q mais precisei.
Bjs te cuida e sempre q precisar de mim estou a disposição.
Obrigada mano,nem sei o que dizer...ou melhor sei sim _ EU também TE AMO MUITO_!
ResponderExcluirBjão!